Normas e Decretos

Existe uma série de normas e decretos criados para garantir o bom funcionamento dos elevadores e garantir a segurança dos seus usuários e técnicos.
É imprescindível seguidas para evitar acidentes e problemas com seguros e certificados.
Confira essas normas e suas descrições.

Aferição - Norma NM 207/1999

Na qualidade de conservador do(s) elevador(es) em questão e mantendo nosso compromisso de atenção especial para com os itens de segurança que compõem tais equipamentos, consideramos importante alertá-lo(s) que em razão do desgaste natural ocorrido entre dois anos ao longo deste funcionamento, o conjunto limitador de velocidade instalado neste elevador está próximo da data estimada como sendo o limite para o teste de funcionalidade a partir da qual, poderá apresentar falhas ou até mesmo quebra.

Com objetivo de prevenir possíveis acidentes decorrentes dos fatos acima mencionados, entendemos ser oportuno informar.

Motivos descritos, apresentamos realização dos serviços necessários à substituição aqui recomendada:

  • Desmontagem da polia tensora.
  • Retifica da polia limitadora, com embuchamento do eixo e/ou troca das roldanas de acionamento.
  • Aferição da polia limitadora, para a velocidade de acionamento.
  • Colocação de 1 (um) novo lacre de segurança.
Alça de Segurança - Norma NM 207/1999

Toda a corrente de compensação tem na sua base um suporte que com o passar dos anos pode sofrer um rompimento. Por este motivo, há a necessidade de colocação de uma alça para a segurança em caso de acidente.

Anti Surto

Fornecimento e instalaremos novo(s) sistema(s) anti-surto, na a(s) casa(s) de máquina; equipamentos destinados a proteção da entrada de energia, do(s) quadro(s) de comando, quando houver um surto (aumento) de tensão (voltagem), no fornecimento de energia elétrica. Funciona como uma resistência elétrica, que “segura” o excesso de carga, neste retorno. Evitando 95% dos problemas de queima de equipamento, neste casos.

Aparador de oléo para guia
Os aparadores de óleo para guias têm a função de reter o excesso de óleo das guias, evitando a degradação da laje dos elevadores e protegendo o meio-ambiente.
Borracha de Acessibilidade - NBR NM 313 : 07/2007

Fornecimento de 8 (oito) novas borrachas de indicação no piso, conforme Norma 313.

Botoeira de pavimento/ serviço de bombeiro - Norma NBR 7192

Fornecimento e instalação de nova(s) botoeira(s) de pavimento (serviço de bombeiro), construída(s) em placa de aço inoxidável escovado, com frontal em aço inoxidável escovado e não luminoso(s), bem como sua respectiva caixa e parafusos de fixação.

Braille de Batente - Norma NBR 13.994/2000

Colocação das novas chapas de indicação em braille nos batentes, conforme o que determina a norma NBR 13.994/2000, que determina que todos os elevadores existentes, devem incluir sinalização em braille.

Caixa de inspeção - Norma NM 207/1999

As caixas de inspeção, são instaladas sobre as cabinas e contem chave para inspeção, botão de subida e descida, tomada, luz, botão de emergência e demais elementos auxiliares de fixação, com a finalidade de proporcionar condições seguras de trabalho durante os serviços de manutenção e de emergência.

Adequado as novas exigências de segurança, da norma NM 207/1.999, conforme seu item 8.3.

Chave PAP - Norma NM 207/1999

As chaves P.A.P. são caixas de inspeção que são instaladas no fundo dos poços e possuem botão de emergência, tomada, luz e demais elementos auxiliares de fixação, com a finalidade de proporcionar condições seguras de trabalho durante os serviços de manutenção e de emergência. Adequado as novas exigências de segurança, da norma NM 207/1.999, conforme seu item 5.7.2.4.

Cone de Dupla Tração - Norma Ministério do Trabalho NR-12

Norma NR-12 do Ministério do Trabalho, sobre a necessidade de colocação de cones de proteção, na casa-de-maquina para evitar acidentes

Escada marinheiro - Norma NM 207/1.999

As novas escadas de acesso aos poços, construídas em aço carbono e devidamente pintadas, são estrategicamente instaladas a fim de proporcionar fácil acesso a esses locais.

Adequado as novas exigências de segurança, da norma NM 207/1.999, conforme seu item 5.7.2.

Guarda-corpos - Norma NM 207/1.999

Na parte superior da cabina é instalado o guarda-corpos com suporte balustrado para a prevenção de acidentes, evitando a queda durante as inspeções e manutenções.

Adequado as novas exigências de segurança, da norma NM 207/1.999, conforme seu item n.8.12.1.

Kit de placas de sinalização - Norma NBR 15.597/2.008 da ABNT

Os kits de placas de sinalizações e/ou advertências são necessários para alertar e destacar todos os locais de risco. Adequado as novas exigências de segurança, da norma NBR 15.597/08, conforme seu item n.5.15.

Visando a segurança dos usuários de elevadores no Brasil, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, colocou em vigor desde setembro de 2008 a norma NBR15597, que estabelece regras relativas à segurança em elevadores. Algumas das medidas tomadas são:

Os elevadores deverão possuir:

  • Braille nos pavimentos e na cabina;
  • Luz de emergência;
  • Interfone ligado à portaria e à casa de máquinas;
  • Aviso sonoro informando o andar;
  • Nivelamento preciso da cabina nos andares;
  • Caixa de inspeção no topo da cabina;
  • Escada de acesso ao poço;
  • Placas de advertência e sinalizações nas portas de pavimento, quando o elevador estiver em manutenção;
  • Placa de atenção para o usuário verificar se o elevador encontra-se no andar antes de entrar;
  • Guarda corpo, para a segurança do técnico durante a manutenção do equipamento;
  • Protetores de polia de tração e do limitador de velocidade.

 No Brasil são mais de 300 mil elevadores instalados, aproximadamente 80% desses elevadores foram instalados a muito tempo, e necessitam de modernização para atualização de todo sistema, principalmente ao que se refere a segurança do usuário e também dos mecânicos e profissionais que trabalham com elevadores. Há registros de acidentes causados por instalações desatualizadas.

 É preciso ressaltar importância no cumprimento da Norma NBR15597 para uma melhor segurança e prevenção de acidentes, por exemplo: se o passageiro ficar preso na cabina por uma pane elétrica ou falta de energia e não tiver uma luz de emergência e um intercomunicador, ele pode tentar sair da cabina onde muitas vezes ocorre os acidentes, com o intercomunicador ele será orientado pelo zelador ou porteiro para que se acalme e aguarde o resgate por parte da conservadora ou corpo de bombeiros.

 A norma se estende ao profissionais que trabalham com esse tipo de equipamento, como técnicos e mecânicos de elevadores, itens na casa de maquinas e sobre a cabina são obrigatórios para resguardar de um acidente durante as manutenções periódicas, itens como protetores de polias, guarda corpo sobre a cabina, os elevadores antigos seguiam normas antigas o que não previa a possibilidade de um acidente grave com esses profissionais.

 A recomendação do SECIESP é que essa norma seja aplicada a todos elevadores existentes, como ocorre em muitos países da Europa, muitos obrigam a existência de tais itens de segurança em todos os elevadores.

 O maior obstaculo previsto pelo SECIESP será os síndicos e administradores de condomínios realizarem essa atualização, muitas vezes pelos custos. “Não será fácil, já que não há multas ou punições para quem não efetuar estas alterações; queremos convencer o proprietário a realizá-las como investimento em segurança”, relata Fábio Aranha. Porem sempre bom recordar que a segurança do usuário e profissionais do meio, não tem preço, no caso de um acidente, o edifício pode ter um prejuízo bem maior !

 O SECIESP tem 15 anos de existência, é um sindicato patronal que representa as empresas do segmento de elevadores (conservação e manutenção, instalação e modernização técnica e estética), localizadas no Estado de São Paulo. O objetivo é fortalecer a classe das empresas que trabalham com elevadores e estimular seu crescimento.

 O sindicato fornece assessoria jurídica aos associados; presta assistência às questões tributárias; fiscais e cíveis; pleiteia novos direitos; preços justos ; além de promover cursos gratuitos para formação profissional. Dentre as 550 empresas cadastradas no Seciesp, 95% são pequenas e micro empresas, 4% de médio porte e 1% de grande porte visite o site: www.seciesp.com.br.

Limite CTA

O limite para cabos-de-tração alongados têm uma grande importância em relação a segurança, e identifica a hora certa de encurtar os cabos, desligando os equipamentos e evitando assim maiores danos ou acidentes.

Lubrificador de guia

Os novos copos lubrificadores para as cabinas e contrapesos têm a finalidade de efetuar lubrificação permanente nas guias dos referidos equipamentos.

Luz de emergência - Norma Mercosul NM 207/99

O conjunto de luz de emergência com lâmpadas fluorescentes, duração de funcionamento de até 03 (três) horas, permitindo também o acionamento da campainha do alarme. Evitando assim pânico do passageiro no momento da falta de energia elétrica, conforme ítem 8.16 da Norma Mercosul NM 207/99.

Marcação para cabos-de-tração - Norma NM 207/1.999

As marcações para os cabos de tração são necessárias para identificar a localização da cabina em relação ao pavimento durante uma ação de resgate.

 Adequado as novas exigências de segurança. norma NM 207/1.999.

Normas de Segurança - ABNT

ABNT é a sigla de Associação Brasileira de Normas Técnicas, um órgão privado e sem fins-lucrativos que se destina a padronizar as técnicas de produção feitas no país. A normalização técnica dos produtos científicos e tecnológicos documentais é fundamental para a total e ampla compreensão e identificação dos mesmos.

Há muitas normas da ABNT que fazem parte dos processos que envolvem os elevadores.

A principal delas é a NBR 16.083:2012, que especifica os elementos necessários para operações de manutenção de:

  • elevadores de passageiros,
  • elevadores de cargas,
  • monta-cargas,
  • escadas e esteiras rolantes.

Essa norma apresenta detalhes técnicos envolvendo:

  • lubrificação e limpeza,
  • verificação das funcionalidades,
  • operações de resgate de passageiros,
  • operações de configurações e ajustes,
  • reparos ou mudanças de componentes.

Também existem outras que abordam temas específicos, com detalhes necessários para a correta utilização desse veículo, tais como:

  • NBR 16.042 – elevadores elétricos de passageiros,
  • NBR 15.597 – requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores,
  • NBR 12.892 – elevadores unifamiliares ou de uso restrito à pessoa com mobilidade reduzida,
  • NBR NM 313 – elevadores de passageiros,
  • NBR NM 267 – elevadores hidráulicos de passageiros,
  • NBR NM 196 – elevadores de passageiros e monta-cargas,
  • NBR NM 207 – elevadores elétricos de passageiros,
  • NBR 14.364 – elevadores e escadas rolantes,
  • NBR 10.982 – elevadores elétricos,
  • NBR 5.665 – cálculo de tráfego nos elevadores.

Os itens com as siglas “NBR NM” indicam que as normas são válidas em todos os países do Mercosul.

Pintura da Casa de Máquinas - Norma ABNT e NR26

Fornecimento de mão de obra especializada para pintura e sinalização de segurança, de acordo com as Normas ABNT e NR26 (NR aprovada pela portaria MTB 3.214/1978), que fixa em padrão de cores para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, indicando os riscos existentes da casa de máquina e poço do elevador(es).

Pintura do fundo da Caixa

Fornecimento e instalação de mão-de-obra técnica especializada, utilizando ferramental próprio e adequado, conforme prazo estabelecido e em horário comercial, para preparação de dispositivos e equipamentos fora do local da obra e no local da obra, para a pintura/higenização com cal do(s) poço(s) do(s) elevador(es) propostos neste orçamento, dos andares superiores.

pintura fundo caixa a1 pintura fundo caixa d1

Protetor da polia do regulador - Norma NM 207/1.999
Os protetores para a polias dos reguladores confeccionados em chapas de aço carbono devidamente pintadas e seus demais elementos auxiliares de fixação evitam o contato acidental com os cabos do limitador de curso e as respectivas polias. Adequado as novas exigências de segurança, da norma NM 207/1.999, conforme seu item 9.6.
Protetor de Polia de Desvio Cabina (para até 4 Lances de Cabo de Aço ) NM 207/99
Fornecimento e instalação de protetor(es) para a(s) polia(s) de desvio de cabina, confeccionado(s) em chapa(s) de aço carbono, devidamente pintada(s) e seus demais elementos auxiliares de fixação. Com o(s) protetor(es) evita-se o contato acidental com os cabos de tração e a(s) respectiva(s) polia(s) conforme ítem 9.6.1 da Norma Mercosul NM 207/99. (para até 4 Lances de Cabo de Aço )
Protetor de Polia de Desvio de Contrapeso - NM 207/99 - ítem 9.6.1
Fornecimento e instalação de protetor(es) para a(s) polia(s) de desvio de contrapeso de cabina (para até 6 Lances de Cabo de Aço), confeccionado(s) em chapa(s) de aço carbono, devidamente pintada(s) e seus demais elementos auxiliares de fixação. Com o(s) protetor(es) evita-se o contato acidental com os cabos de tração e a(s) respectiva(s) polia(s) conforme ítem 9.6.1 da Norma Mercosul NM 207/99.
Protetor de polia de tração - Norma NM 207/1.999
Os protetores para as polias de tração confeccionados em chapas de aço carbono devidamente pintadas e seus demais elementos auxiliares de fixação evitam o contato acidental com os cabos de tração e as respectivas polias Adequado as novas exigências de segurança, da norma NM 207/1.999, conforme seu item 9.6.
Protetor de polia do contra peso - Norma Mercosul NM 207/99
Fornecimento e instalação de protetor(es) para a(s) polia(s) de contra peso, confeccionado(s) em chapa(s) de aço carbono, devidamente pintada(s) e seus demais elementos auxiliares de fixação. Com o(s) protetor(es) evita-se o contato acidental com os cabos de tração e a(s) respectiva(s) polia(s) conforme item 9.6.1 da Norma Mercosul NM 207/99.
Separador de Cabo de Aço
Dispositivo de segurança , que deve ser instalado na cabina, nos cabos de tração, evitando algum tipo de tensionamento do cabo no momento do funcionamento.
Serviços de freio

Fornecimento e instalação de mão-de-obra técnica especializada, utilizando ferramental próprio e adequado,  conforme prazo estabelecido e em horário comercial, para a desmontagem do(s) conjunto(s) de freio da maquina(s)-de-tracao, tipo Thyssen-Sur, para eliminar as folgas existentes, evitando problemas de travamento, que podem comprometer a segura do(s) usuário(s).

servico de freio 1
Peças mecânicas do magneto de freio;

  • Anel superior
  • Êmbolo
  • Bucha cursora do êmbolo

servico de freio 2
Anel superior do magneto (cursor do êmbolo) – desgastado.
Novo anel superior – sob medida.

servico de freio 2
Bucha cursora do êmbolo de freio – posicionada no centro da bobina.
Nova bucha cursora do êmbolo – sob medida.

servico de freio 2
Balanças de acionamento com desgaste

servico de freio 2
Balacas de acionamento reformadas.

servico de freio 2
Aplicação de novas lonas de freio nas sapatas de freio.

Sistema Binder
Fornecimento e instalação de novo(s) freio(s) "Binder" com bobina(s) eletromagnética(s), em substituição ao(s) atual(is) sistema(s), novas sapatas laterais de fixação da(s) lona(s), tipo trançadas ¼ x 6, conjuntos auxiliares de fixação: molas, tirantes, hastes, parafusos, porcas e arruelas.
Sistema BS
Sistema de freios BS
Sistema Voicese
Fornecimento e instalação de novo(s) sistema IFL - VOICESE, com kit(s) para adaptação do sistema, sensor(es) no poço e imã(s) no passadiço.

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